Antes, é preciso entender a diferença entre as rodas de liga leve e as rodas de ferro/aço normais, que geralmente acompanham o carro da fábrica.
A combinação de alumínio e silício dão o nome às rodas de liga leve, pois oferecem mais leveza e resistência às rodas.
Já as rodas de ferro/aço são, geralmente, usadas com calotas e possuem um custo mais baixo por serem mais padronizadas.
O jogo de rodas de liga leve, para um bom entusiasta, é um dos itens mais importantes na hora da personalização dos seus carros, pois podem deixar eles com uma estética única. Além da possibilidade de serem modificadas com facilidade com pinturas e envelopamentos, por exemplo. Atualmente é possível usar, também, rodas de fibra de carbono pois possuem um material mais simples de ser moldado.
E quais são os benefícios de trocar as rodas convencionais do carro (ferra/aço) por rodas de liga leve?
-
Peso
Por serem fabricadas em alumínio e silício, elas são mais leves que as rodas de aço e ferro. E por serem mais leves, ajudam na economia de combustível, pois quanto mais pesado o carro, mais força ele precisa fazer para andar, o que gera uma maior queima de combustível.
-
Resistência
O alumínio é um dos materiais mais resistentes do mercado. Ele tem resistência superior à corrosão, à alta condutibilidade térmica e elétrica e ainda pode ser reciclado. E por possuírem maior resistência, elas não empenam com facilidade.
-
Estética
Por fim, como já dissemos anteriormente, as rodas de liga leve entregam uma estética personalizada aos carros, pois existem diversos modelos, cores e desenhos de rodas. Aqui na Motorwelt você consegue encontrar o modelo de roda desejado. Basta clicar aqui.
Concluindo, vale a pena colocar rodas de liga leve no seu carro sim. Apenas para os carros blindados que não indicada a instalação, por conta do peso deles, as rodas de liga leve podem não aguentar por muito tempo.
Curtiu esse post? Curte e compartilha seus amigos!