Entendendo as rodas

Você quer trocar as rodas originais do seu carro por uma mais bonita, mas não entende quando o vendedor fala que tem uma roda de aro 18, com tala 8,5, offset 42, e furação 5×112? Confira agora mesmo o que tudo isso significa!

Aro:

Aro ou Raio corresponde ao diâmetro total da roda e é medido em polegadas. A medida é tirada da distância entre os dois pontos extremos da roda, como na imagem abaixo. Os aros mais comuns em carros de passeio são entre 13 e 15 polegadas, mas existem maiores como 17 polegadas, e alguns casos a instalação pode exigir uma adaptação no carro. É necessário verificar com seu mecânico.

Tala:

A tala, também medida em polegadas, se refere à largura da roda na banda de rodagem, ou seja, a distância entra a face da roda e a parta de trás dela. Como mostrada na imagem abaixo.

Offset:

O offset de uma roda é a medida da distância entre metade da largura (tala) da roda e o cubo da roda, onde a roda é instalada no carro. A medida é em milímetros. Na roda é grafada com as letras ET. Existem três tipos de offsets: positivo, negativo e zero. O offset é importante na economia dos pneus, diminuindo as chances de desgastes prematuros. Para entender melhor, segue imagem de ilustração abaixo.

Tradução da imagem: Wheel Center = Centro da roda/Metade da largura da roda  | Positive Offset = Offset positivo | Zero Offset = Offset zero | Negative Offset = Offset negativo.

 

Então se o cubo da roda estiver mais próximo à face da roda, o offset é positivo, isso faz com que a roda e o pneu fiquem mais para dentro do para-lama do carro. Por exemplo a roda abaixo, que possui Offset 45 (ET45):

Se o cubo da roda estiver mais pro fundo da roda, o offset é negativo, e isso faz com que a roda e o pneu fiquem mais para fora do para-lama do carro. Por exemplo a roda abaixo, que possui Offset -44 (ET-44):

Agora, de o cubo da roda estiver exatamente no meio da roda, o offset é zero, deixando a roda e o pneu rente ao para-lama do carro. Por exemplo a roda abaixo, que possui Offset 0 (ET0):

Furação:

A furação de uma roda ou Pitch Circle Diameter (PCD), é a medição do diâmetro da circunferência de todos os parafusos da roda. A quantidade de furos depende da montadora do carro, mas geralmente fica entre 4 e 5 furos, e agora temos o Kwid que possui 3 furações. Podem ser medidos em milímetros ou polegadas.

Uma furação 5×120 significa que a roda tem cinco furos dispostos em uma circunferência de 120mm. Já uma furação de 4×114,3 significa que a roda possui quatro furos na roda em um diâmetro de 114,3 milímetros, e assim por diante.

Center Bore (CB):

O Center Bore ou Anel centralizador é o tamanho do orifício no centro da roda, onde se encaixa o eixo do carro. Essa medida é, geralmente, em milímetros, e deve ser exata à medida do eixo do carro. Cada veículo tem seu encaixe de cubo, o qual assegura a centralização da roda. O diâmetro desse orifício influencia sobre o balanceamento da roda.

 

 

Agora ficou mais fácil de escolher a roda certa para o seu carro, né? Compartilhe esse post em suas redes sociais para ajudar outros motoristas que querem dar um upgrade no carro.

Esse registro foi postado em Dicas e marcado .

Deixe um comentário